segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Questão de Interesses

Vocês já se perguntaram, porque certos conteúdos não mudam, porque os assuntos parecem sempre ser os mesmos nos noticíarios?

Já observaram que sempre nos noticiários há assassinatos, agressões, futebol, partidos políticos (que é diferente da política), terrorismo e moda (desde como pentear cabelo até que tendências se vestir)?
 Sempre as mesmas notícias dadas de formas diferentes, e sempre que há noticias de mortes ou agressões, vocês poderão reparar que estão ligada a pessoas de classe média, praticamente nunca de classes miseráveis, afinal assassinatos de agressões acontecem todos os dias com os de classe miseráveis em favelas.

Analíse estas questões, observe cada tipo de notícia e em seguida os diversos comerciais que aparecem no intervalo desses noticiários. Verifiquem sempre se há algum interesse por de trás dos assuntos.

Uma vez fui em uma palestra de um grande jornalista, na qual era parte dos colaboradores (funcionários) da Globo, este comentou que na maioria das notícias colocadas, por pior ou melhor que estivesse, sempre eram reeditadas da melhor maneira para os interesses das telecomunicações de de seus patrocinadores, e quando apareciam notícias de empresas de grande porte, onde gerava custos milionários, os chefes de equipe e os próprios funcionários já sabiam que estas notícias Jamais seriam colocadas no ar, ou mesmo nos jornais expressos.
As notícias que aparecem em questões sempre são colocadas por interesses, sempre há alguma linha movida por trás da ponta que gera a comunicação final, há muitos milhões envolvidos e não sabemos nem saberemos da metade dos assuntos propostos, então sempre virá as mesmas notícias, de como devemos pentear melhor os cabelos, ou da agressão a algumas pessoas, assassinatos ou ainda qual time poderá ser campeão brasileiro. assuntos do "cotidiano", que acontecem com milhares de brasileiros e que não temos a miníma conformidade com eles, assuntos do inconsciente coletivo, que proporcionam descontentamento ou contentamento, mas que não proporciona críticas maiores sobre o desenvolvimento social.

Estamos acostumados a sermos ignorantes e sevandijos, temos ética mas não sabemos como usá-las.
Temos que nos por em observação e auto observação a todo instante, sempre vendo os conceitos colocados nas pseudos diversidades alheias, nas falsas verdades redirecionadas.
Tomemos cuidado com a imposição da mídia que manipula a todos nós o tempo todo, com comerciais, notícias, novelas e todo o tipo de falso entretenimento.
Afinal, já dizia hitler: "uma mentira repetida várias vezes se torna uma verdade", e é o que acontece, vemos tantas apologias na tv que nos adaptamos a elas, e vemos coisas que deveriam ser um absurdo como normais, isso o tempo todo. Observe as entre linhas daqui para frente, e tente ver o que acontece com o mundo.

2 comentários:

  1. Ferramentas de um sistema!

    Adorei o blog, visitarei sempre!

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Vi o seu texto agora e lembrei de 2 textos aque ajudam um pouco a pensar essa sua idéia de dominaçao e detençao de poder(informaçao)

    Gosto muito da idéia de questionamento, do nosso mundo, nossa cultura..enfim..acho que é a melhor maneira de se obter tolerância entre as pessoas ;)

    Um chama-se:
    Industria cultural- dialética do esclarecimento - Theodor Adorno e HORKEIMER
    Esse texto é bastante famoso e fala de como somos moldados dentro da nossa cultura, as vezes sem mesmo perceber.

    O outro texto é:
    Sociedade do espetáculo - Guy Debord
    Em que eu destaco uma parte:

    O espetáculo que inverte o real é produzido de forma que a realidade vivida acaba materialmente invadida pela contemplação do espetáculo, refazendo em si mesma a ordem espetacular pela adesão positiva... No mundo realmente invertido, o verdadeiro é um momento do falso” (DEBORD, 1997).

    Grande beijo

    ResponderExcluir