sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sobre o apego humano

A missão de cada ser humano é clara, porém nada simples: o desapego.
Nada simples! Pode ser simples ao se falar da boca para fora, mas quando se pratica tal ato sem antes vivenciar a dor que o exercício ao desapego traz é pura demagogia.
Não li em nenhum lugar, nem ninguém me disse que o desapego é missão do Homem na Terra, mas cheguei a essa conclusão... Estudando ( um pouco) sobre as filosofias de vida é fácil resumir que a maioria delas se resumem em desapego, aos dois tipos: material e espiritual.
Pensando na minha vida e de todos dos que me cercam sinto com muita convicção que o apego que sentimos pelas pessoas e pelos objetos tem sido o grande problema de todos.
Triste ( não sei bem se é essa a palavra) é perceber que nenhum deles se dá conta disso... Mais triste ainda é saber que alguns se dão conta mas não estão nem aí...
O apego atrapalha em tudo, as pessoas acabam perdendo muitas oportunidades por causa dele.
Ele é o grande vilão da humanidade, ele é quem controla tudo!
Pessoas que trabalham apenas em troca de dinheiro, para possuir bens e esquecem do verdadeiro prazer do trabalho, aquele que é feito com amor...
Pessoas que controlam outras (filhos, maridos, esposas, amigos...) como se eles fossem suas posses, esquecendo que são seres individuais, com suas própias vontades e sonhos.
Esses por sua, na maioria das vezes se deixam manipular, pois por causa do apego, não querem magoar quem ama... e por aí vai... descontroladamente o apego dominando a vida de todos.
Algum tempo atrás eu não gostava da palavra "individualismo - individualista", hoje em dia penso nela com certo respeito... Talvez seja atráves dele que nos livraremos do apego...

Nenhum comentário:

Postar um comentário